domingo, 23 de janeiro de 2011

Inimigos do Império


Sinopse

Livre adaptação da peça Hamlet.
China antiga, durante o período das Cinco Dinastias e dos Dez Reinados (907-960 D.C.). Neste período as dinastias se sucedem no norte do país, enquanto que no sul ocorre a disputa de uma dúzia de estados independentes. Neste ambiente tumultuado politicamente vive a jovem imperatriz Wan (Zhang Ziyi). Insatisfeita com sua vida ao lado do imperador, ela mantém um desejo proibido por seu enteado, o príncipe Wu Luan (Daniel Wu), que decidiu se afastar do palácio para se dedicar ao aprendizado da dança e música. Quando o imperador morre quem assume o trono é Li (Ge You), o irmão mais novo do falecido. Wan surpreende ao concordar se casar com Li, visando proteger Wu Luan e manter sua posição na corte. Porém, mesmo estando apaixonado pela cunhada, Li ordena que os guardas matem seu sobrinho.

Comentário da Viajante

Admito que o que mais me impressionou foi a fotografia, a maquiagem e o figurino que são elegantes, lindos, magnifícos se me permitem o exagero.Até as cenas de luta mais parecem dança que qualquer outra coisa. Há certa cena em que um senhor apanha, mas foi tão delicada, de certo modo, foi nos mostrada com lentidão impressionante, aliás o filme em si se desenrola numa lentidão graciosa, chegando a ser espetacular.
O enredo em si nem me chamou tanta atenção, é talvez até um pouco clichê com o A gostando do B que gostava do C que não sabia de quem gostava, mas claro que se tratando de algo asiático, esse seria até um motivo ridículo para perder a oportunidade de ver o filme.
O único motivo que achei negativo foi o final, queria saber quem foi. Mas, deixemos por conta da nossa imaginação.

Um comentário: